NOSSA CIDADE
Capital do Pará é situada na região Norte do país. Belém foi fundada em 1616, sendo um dos estados com maior extensão territorial do país.
Segundo estimativa do IBGE no ano de 2019, a população do município é de 1.492.795 habitantes, o que o coloca na posição de 12º mais populoso do país.
A economia da capital baseia-se principalmente nas atividades de comércio e serviço embora suas atividades industriais (indústrias alimentícias, navais, metalúrgicas, pesqueiras, químicas e madeireiras) também sejam de grande importância.
História
A história de Belém se confunde com a história do Estado do Pará, com quatro séculos de formação e desenvolvimento. Foi Francisco Caldeira Castelo Branco, um dos heróis da expulsão dos franceses do Maranhão, quem teve a honra de comandar uma expedição de 200 homens com o objetivo de afastar do litoral norte os corsários estrangeiros e iniciar a colonização do 'Império das Amazonas'.
O fundador da cidade venceu lutas contra invasores, abriu caminhos para o interior, levantou casas, abraçou seus primeiros habitantes e fez com a que a cidade começasse o seu processo de desenvolvimento.
Cultura
Belém possui uma cultura extremamente rica com raízes nas tradições indígenas, africanas, portuguesas e de outros imigrantes que se deslocaram para a região.
Algumas de suas manifestações culturais também expressam o folclore amazônico e destacam suas belezas naturais, além do artesanato, danças, celebrações e gastronomia.
Sua maior festa é o Círio de Nazaré, uma das maiores celebrações religiosas do país, com uma rica programação no mês de outubro.
A culinária paraense, em especial, é mundialmente conhecida, com peculiares raízes indígenas e chefes premiados em concursos internacionais.
Fontes:
-Belém (PA). Prefeitura. 2012. Disponível em: https://www.belem.pa.gov.br. Acesso em: nov. 2012. Enciclopédia dos Municípios Brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1957, v. 14, p. 293-297.
- Paloma Guitarrara, professora de geografia para o site Brasilescola
- IBGE
- Site Escola